Restaurando um Nintendo Game Boy Clássico

IMPORTANTE: Todos os Nomes e marcas mostrados aqui são de propriedade de seus criadores.

Introdução

Há aproximadamente 4 anos passei a dedicar parte do meu tempo livre a restaurar e colecionar vídeo-games antigos, nesse tempo já restaurei e consertei diversos modelos de vídeo-games, contudo este artigo é escrito para mostrar passo à passo a primeira restauração de um vídeo-game portátil que realizei, Trata-se do conserto e restauração de um Nintendo Game Boy Clássico, que ganhei de presente há alguns meses atrás.

O Nintendo Game Boy foi lançado originalmente pela Nintendo no Ano de 1989, em meses diferentes no Japão, Estados Unidos e Europa, mas somente em 1991 a Playtronic Começou a Fabrica-lo e Vende-lo em Solo Brasileiro de forma oficial, foi oficialmente descontinuado em 2003, dispõe de uma vasta biblioteca de jogos, um processador LR35902 com clock de 4.19 MHz e com um conjunto de instruções baseadas no Intel 8080 e  no Zilog Z80, memória RAM de 8 KBytes, Uma tela LCD, monocromático padrão matriz de pontos com resolução de 160 x 144  pixels sem backlight, o que pode proporcionar até 30 horas de jogo contínuas (usando pilhas Alcalinas), Pode ser energizado através de 4 pilhas pequenas ou uma fonte de alimentação de 6 V (com conector diferente do convencional).

Possui Conector Padrão ‘Link’, utilizado por todos os Nintendo Game Boy que o sucederam, sua principal função é a troca de dados entre consoles, em jogos como Pokémon, por exemplo, essa conexão é utilizada para ‘troca de Pokémons’, já em jogos como Mortal Kombat, pode ser utilizada para lutas tipo “PVP” (Player Versus Player).

Game Boy Clássico, Modelo Americano 1989,

Diagnóstico dos Problemas

Inicialmente o Console não apresentava danos na caixa plastica nem nenhum defeito no LCD, o que facilitou muito o trabalho, as únicas coisas evidentes eram marcas do tempo. Essas mesmas marcas do Tempo eram o que o impediam de funcionar corretamente, havia um excesso de oxidação nos contatos das pilhas o que tornavam seu funcionamento intermitente, isso foi constatado após testes realizados com uma fonte de alimentação.

Desmontagem

Como todos os consoles fabricados pela Nintendo os parafusos utilizados no Game Boy são de um padrão proprietário, há quem diga que isso é uma coisa ruim, mas na verdade é apenas uma estratégia muito comum  para a época, adotada não só pela Nintendo mas por diversas outras empresas, para evitar que pessoas ‘Não autorizadas’, desmontassem e tivessem acesso às partes eletrônicas dos equipamentos. O padrão de parafusos utilizado nos consoles portáteis da Nintendo é o Padrão ‘Tri Wing’, ou  comumente chamado de ‘Y’. As Chaves para isso podem ser facilmente encontradas em sites como Mercado Livre ou AliExpress.

Modelo da Chave ‘Tri-Wing’

Existem seis parafusos que fixam a caixa plástica, quatro deles estão localizados na parte média e superior do console e dois estão localizados no compartimento de pilhas, na parte inferior do console. Após removidos os parafusos, a caixa plástica irá se soltar, nesse momento, temos acesso às partes eletrônicas do console. O Game Boy clássico possui duas placas, uma com a fixação do display, e os botões de controle, e outra com a entrada para cartuchos, circuito de energia, processador e memórias. O amplificador de jack para fone de ouvido são montados externos às placas principais. Os parafusos utilizados na parte interna do console são parafusos Philips, comuns.

 

Parte Interna do GameBoy Classic

Placas Internas Game Boy Clássico

 

Como irei realizar o processo de Retrobright, que explicarei no próximo item, é necessário desmontar todas as partes eletrônicas e metálicas. deixando apenas a caixa plástica.

Peças Plásticas Prontas para Limpeza e Retrobright

O Processo de Retrobright

Antes de explicar o que significa o termo ‘Retrobright’, é preciso falar um pouco mais de história. Se você já teve um computador ‘branco’, daqueles que tinham um joguinho de capas, deve se lembrar que com o passar dos anos a cor branca das peças plásticas ficava amarelo, em alguns casos mais brutos até com um tom meio marrom, o que tirava sua beleza, o mesmo acontecia com seu Super Nintendo, ou outros aparelhos eletrônicos de cor branca, pesquisando um pouco na internet é possível encontrar afirmações que o amarelado que não limpa é causado pela reação de componente utilizado na composição do plástico para retardar as chamas em caso de incêndio, com os raios ultra-violeta. Porém para nossa sorte um museu Alemão  descobriu em 2008, um processo que através de uma reação de raios ultra-violeta e peróxido de hidrogênio, comumente chamado de ‘água oxigenada’, podia trazer a cor original dos plásticos de volta.

Antes de iniciar o processo de ‘Retrobright’, é preciso que as peças em questão estejam limpas, sem gordura ou qualquer outro tipo de sujeira, pois isso pode interferir no processo. Sempre costumo lavas as peças com Sapólio cremoso, e muita água, para não deixar nenhum resíduo.

Após a limpeza, utilizando uma mistura de água oxigenada cremosa volume 40, e alvejante sem cloro, numa proporção aproximada de 10 partes de água oxigenada, para uma de alvejante e o sol como fonte de raios-ultravioleta (Realizei o mesmo processo, em outros vídeo-games, utilizando uma lâmpada de luz negra e obtive resultados muito satisfatórios, contudo o processo demora de 12 a 36 horas dependendo do estado das peças em questão), consegui num total de 6 horas de exposição ter um resultado muito satisfatório, contudo este é um processo que exige atenção, pois o sol evapora a mistura rapidamente, nesse caso é necessário ‘retocar’ as peças várias vezes para que o plástico não manche.

Ao término do processo, ou ao término do dia, o que pode acontecer dependendo do estado da peça, recolha tudo lave as partes plásticas com água em abundância para que não deixe resíduos, evitando assim eventuais manchas no plástico.

o ideal é utilizar um recipiente recoberto por papel alumínio ou outro material que facilite a reflexão dos raios solares para que a peça receba os raios de forma homogênea, ao final do processo obtive este resultado:

Resultado do Processo de Retrobright

Remoção da Corrosão

Os terminais de contato das pilhas estavam levemente corroídos, o que causava um funcionamento intermitente no Game Boy sendo assim, utilizando vinagre removi a corrosão. o processo é simples, após removidos da caixa plástica,  deixei os terminais de molho no vinagre durante 1 hora.

Conclusão e Montagem

Após todas as partes terem sido recuperadas ou consertadas, podemos remontar o Game Boy, lembrando que todas as partes devem estar secas, para evitar danos aos circuitos eletrônicos. lembrando que os parafusos internos seguem todos o padrão Philips, e os externos utilizam o padrão ‘tri-wing’, fica mais difícil errar os locais corretos dos parafusos.

Game Boy Montado após Restauro

Um item faltante para esse Game Boy é a lente de vidro que protege o display LCD, pode facilmente ser adquirida em sites como Mercado Livre e Ali Express. A lente vem pronta pra uso, basta limpar a área, remover as proteções e fixa-la, sobre a caixa plástica.

Resultado da Restauração

Os resultados podem ser melhor visualizados no vídeo à seguir


Surgiu alguma dúvida sobre o processo? tem alguma crítica ou sugestão de melhoria? Comente ou entre em contato comigo através do formulário de contato disponível aqui.

12 thoughts on “Restaurando um Nintendo Game Boy Clássico”

    1. Olá, peço perdão pela demora, todas as placas mostradas são as placas originais do GameBoy, nenhuma foi trocada.

    1. Olá, nesse caso, quero dizer que às vezes o Gameboy funcionava outras não, as vezes ele ligava normalmente, e logo em seguida desligava, ou nem mesmo ligava. Esse mau funcionamento era ocasionado pela oxidação nos contatos das pilhas, mas com um pouco de vinagre, toda a oxidação saiu

  1. A internet hoje em dia ajuda muito com informação e leva
    as pessoas a lugares que elas nunca imaginaram, mas
    existem alguns artigos na internet que são pura perda de
    tempo. Posso dizer que seu artigo ajudou muito e também
    é extremamente útil. Obrigado pela informação e
    compartilhada no meu facebook.

    1. Olá Agradeço seu contato, infelizmente não ofereço esse serviço, minha agenda é bem apertada, mas posso sugerir passos, ou indicar materiais

  2. Boa noite, acabei de comprar dois game boy clássico, um deles está com uma mancha na tela mas ela funciona normal, no caso eu encontro essa tela para reposição?

    1. Olá Boa noite, as telas originais do Game Boy Clássico,são um pouco difíceis de encontrar, porém existem hoje telas modernas de padrão IPS, com backlight sendo vendidas no Ali Express como essa, por exemplo, https://pt.aliexpress.com/item/4000408551332.html?aff_fcid=07227655752f47cf89355a8f8937a55f-1618009273531-00601-3luQPWTm&aff_fsk=3luQPWTm&aff_platform=link-c-tool&sk=3luQPWTm&aff_trace_key=07227655752f47cf89355a8f8937a55f-1618009273531-00601-3luQPWTm&terminal_id=084939d29f1f4a80afee7ac4601f8f68&tmLog=new_Detail

    1. Quando as etiquetas são metalizadas não danifica não, quando as etiquetas são de papel, pode ser que sejam danificadas pela água oxigenada, já fiz esse processo no Super Nintendo com etiquetas de papel, e secando bem as etiquetas não foram danificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *